10 anos de inovação!

Ricardo Ruffo
2 min readFeb 2, 2021

--

Nossa, que jornada!

Em 2021, a Echos laboratório independente de inovação completa 10 anos! Isso mesmo, 10 anos. Talvez você nunca tenha ouvido falar da Echos, se já escutou, espero que tenhamos impactado positivamente você ou sua empresa!

Completar 10 anos definitivamente não é uma jornada simples e já deixo aqui registrado minha gratidão à todos aqueles que estão conosco nessa jornada ou passaram por ela. Clientes, colaboradores, parceiros e mais do que isso, inovadores na busca incessante por transformação.

Nessa jornada passaram quase 40.000 pessoas pela Escola Design Thinking. Foram mais de 100 projetos de inovação desenvolvidos nos últimos anos. Convidados a participar da Global Design Thinking Alliance como a única instituição não acadêmica a contribuir com o ecossistema de design thinking mundial. Presente na América Latina, Europa, Ásia e Oceânia. Quem diria que chegaríamos tão longe. É o nosso jeito brasileiro de inovar, gentilmente apelidados por nossos parceiros por rigor criativo.

Nosso compromisso desde o dia 1 foi ajudar as pessoas a serem inovadores melhores. Por isso criamos um laboratório de inovação. Um laboratório permite que você experimente, cometa erros, fortaleça suas habilidades e desfrute da jornada, bem como dos frutos de seu trabalho.

Em um laboratório de inovação através do design, você está constantemente enfrentando desafios e oportunidades de construir algo significativo com as pessoas e para o planeta. Constantemente aprendendo e construindo um futuro que acredita ser mais desejável e uma vida mais significativa.

Constatamos nos últimos anos que os sistemas em que vivemos não tem nos servido como anteriormente e de forma geral entramos num modo reativo às mudanças. Os sistemas não nos servem mais da forma que gostaríamos. Seja isso na empresa, no governo, na cidade ou até a democracia.

Na medida que mergulhamos mais fundo no século 21, fica claro que a maioria de nossos sistemas sociais não são mais adequados para seu propósito. Muita energia concentrada em inovações incrementais e pouco energia para ideias realmente inovadoras.

Certa vez, Johnathan Ivy, chief design da Apple que projetou quase tudo que usamos hoje disse:”Por que devemos comunicar o que estamos fazendo se não temos certeza se já faz sentido para as pessoas e para o negócio?”

Na Echos, queremos deixar um legado do que fazemos e não só do que fizemos!

Quem sabe não nos tornamos o mais influente laboratório de design e inovação do mundo? Quem sabe não somos reconhecidos por navegar entre a tecnologia e a humanidade a partir do design? Quem sabe não ajudamos cidades e governos a pensar o futuro de seus projetos? Quem sabe não ajudamos a criar diversos negócios de transformação não só econômica mas também social? Quem sabe?

Que venha os próximos dez anos!

--

--

Ricardo Ruffo

Entrepreneur, Educator & Designer. Writer and Surfer on spare time and CEO at Echos Innovation Lab